Sinais de que é hora de ir para a maternidade

gravidez projeto menina-mãe

Ansiedade! Essa é uma boa palavra para definir o que são os 9 meses de espera para ter um filho. Enquanto acontece toda a preparação, os exames, as compras, a ansiedade também vem e vem muito forte.

Quais são os pais que não desejam fortemente ver o rosto de seu filho? E cerca de 40 semanas depois isso normalmente acontece. Mas como ter certeza que o momento de fato chegou? Separamos uma lista de sinais que é hora de ir para a maternidade para você ficar atenta quando esse momento finalmente chegar.

Principais Sinais que a Hora do Parto Chegou

Antes de mais nada é preciso lembrar que nem toda mulher apresenta todos os sintomas de um trabalho de parto. Por isso, a lista é composta por alguns sinais, que juntos, normalmente indicam que o bebê está prestes a nascer.

Há, porém, chances de os sinais serem falsos ou até mesmo uma preparação do corpo para quando o momento chegar. Todavia, é importante saber quais são os principais sinais de que é hora de ir para a maternidade e estar atenta principalmente se apresentar mais de um deles. Os sinais são:

  • Contrações
  • A Bolsa Estourou
  • Perda do Rolhão Mucoso
  • Barriga mais Baixa
  • Dor de barriga

Vamos falar mais profundamente sobre cada um deles e porque são sinais de que é hora de ir para a maternidade.

Contrações

As famosas contrações são um grande indício de que a mulher está entrando em trabalho de parto. Mas é necessário ficar atenta e perceber se elas são realmente as contrações de parto ou se são apenas sinais de preparação do corpo.

Isso porque durante as últimas semanas de gravidez a mulher já consegue sentir algumas contrações, também conhecidas como contrações de treinamento. Porém, é quando elas vêm em um ritmo definido, sentidas desde o abdômen até as costas e vão se tornando cada vez mais constantes que é hora de ir para a maternidade.

Outra forte característica delas, é que são bastante dolorosas, já que o útero endurece por cerca de 30 segundos e depois relaxa, fazendo com que essas contrações aconteçam.

A Bolsa Estourou

O rompimento da bolsa de águas pode acontecer de forma lenta e aos poucos ou então de forma brusca, perdendo todo o líquido de uma vez. Algumas vezes a perda do líquido amniótico é confundido com urina, principalmente porque algumas mulheres apresentar incontinência urinária nas últimas semanas de gravidez devido ao crescimento da barriga.

Muitas mães acabam se desesperando nesse momento, principalmente as de primeira viagem, por achar que estão tendo o bebê naquele instante. Apesar de esse ser um claro sinal de que é
hora de ir para a maternidade, não há necessidade de pânico quando a bolsa estourar. A mulher pode se limpar, se preparar e ir sem nenhuma pressa.

Perda do Rolhão Mucoso

O rolhão mucoso ou o tampão mucoso como é popularmente conhecido, é uma espécie de tampa feita pelo seu organismo para proteger o colo do útero de diversos tipos de bactérias durante a gestação. Seu aspecto pode ser bastante parecido com o catarro e, quando ocorre a perda, normalmente está acompanhado de sangue.

Quando o rolhão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo estão se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando. Apesar de isso normalmente acontecer no dia do parto, pode ser que ainda demore alguns dias para o bebê nascer depois que isso acontecer.

Barriga mais Baixa

Outro grande sinal de que é hora de ir para a maternidade é quando a barriga da mulher fica cada vez mais baixa. Isso acontece porque o bebê, depois que vira de cabeça para baixo, começa a se encaixar nos ossos pélvicos de sua mãe para o nascimento.

A respiração da mulher também tende a melhorar quando isso acontece, já que o bebê já não está mais pressionando o diafragma.

Dores de Barriga

Também é bastante comum, momentos antes do parto, que a mulher sinta desarranjos intestinais e desconfortos. Isso é uma reação natural do corpo que busca literalmente esvaziar a mulher para que o útero consiga dilatar cada vez mais.

As dores de barriga, assim como outros sinais de que é hora de ir para a maternidade, podem acontecer alguns dias antes do trabalho de parto de fato começar, mas normalmente ocorrem com mais força no mesmo dia.

Sinais Falsos de Trabalho de Parto

Apesar de todos esses sinais evidenciarem o trabalho de parto, muitas vezes isso significa apenas uma preparação do corpo, ou até mesmo sinais parecidos com esses, mas que não significam que a mulher está em trabalho de parto de fato.

As dores de barriga são um bom exemplo disso, já que podem ocorrer por diversas outras razões e fazer a mulher pensar que estão acontecendo por conta do parto.

Outro sinal falso que faz muitas mulheres acharem que estão entrando em trabalho de parto são as contrações de Braxton-Hicks, que são as chamadas contrações falsas, que acontecem de forma esporádica e não causam muita dor ou desconforto. Elas são bastante comuns nas últimas semanas de gestação.

Quando Ligar Para o Médico?

Quando uma mulher está entrando em trabalho de parto, todos esses sinais que é hora de ir para a maternidade aparecem de forma natural, sem nenhum tipo de alteração. Alterações preocupantes, como muita perda de sangue, perda das dilatações, perda das atividades do bebê ou excesso de secreções podem ser motivos para acionar um médico.

Através de uma rápida análise, ele vai determinar se é necessário ou não que novos exames sejam realizados ou até mesmo se uma cirurgia cesariana.

Mas atenção, não confunda dores intensas e desarranjos intestinais com estes sinais preocupantes. Dores são comuns em partos e, a não ser que estejam tão intensas a ponto de a mulher não estar aguentando, tudo está ocorrendo bem.

Sempre irá existir ansiedade quando se trata da chegada de seu bebê, não importa se ele é o seu primeiro ou quarto filho, esse é sempre um momento especial. Porém, essa ansiedade muitas vezes pode nos confundir e fazer com que visitemos a maternidade com alguma antecedência.

Por essa razão, é necessário ficar atenta aos verdadeiros sinais e saber quais são os falsos e como cada um deles ocorre. Dessa forma fica muito mais fácil de saber qual é a hora certa de ir para a maternidade.

18/10/2018