Quem Somos

equipe Projeto Menina-mãe

 

O Departamento de Ações Comunitárias da APM Santos – Associação Paulista de Medicina Santos – através do Núcleo de Apoio à Adolescente Grávida, promove o Projeto Menina-mãe, onde uma equipe multidisciplinar voluntária (médicas, fisioterapeutas, psicólogas, odontólogas, assistentes sociais, artesãs, instrutora de yoga, administradoras, assessora de imprensa, contador, advogadas e uma agência web) atua visando minimizar os efeitos que uma gestação nesta faixa etária (adolescência) pode provocar, tanto no desenvolvimento emocional, físico e como social.

Na literatura científica consta que estas jovens  costumam engravidar dentro de 1 ou 2 anos após a primeira gestação e também que elas evoluem com maior chance de apresentarem complicações durante este período. Neste trabalho oferecemos informação e acompanhamento, juntamente o médico da adolescente, na tentativa de  diminuir estes riscos.

É pré-requisito para se manter vinculada ao projeto que as jovens estejam recebendo acompanhamento médico especializado durante a gestação (pré-natal) e também após o parto, assim como os seus bebês.

Oferecemos orientação médica, psicológica e corporal, antes e após o parto, através de palestras e vivências em nossa sede e com o trabalho da equipe multidisciplinar. Procuramos integrá-las à família e à escola. Realizamos reuniões periódicas com as mães das meninas e com os pais dos bebês. Ampliamos horizontes de profissionalização, através de convênios que temos com cursos profissionalizantes e oficinas de artesanato. Damos orientação básica de puericultura para que as futuras mamães possam cuidar de seu bebê, além de  orientações em métodos contraceptivos para o pós-parto. Acompanhamos a mãe e o bebê, juntamente com o ginecologista e o pediatra responsável durante os seis primeiros meses de vida.

As atividades do projeto acontecem semanalmente, às sextas-feiras, das 8h às 18h, na sede da AMS, totalmente gratuitas (incluindo condução e lanche). Aceitamos doações de enxovais e material de higiene para os bebês, como fraldas, xampu, sabonetes etc. É só doar em nossa sede, na Associação Paulista de Medicina Santos Av. Ana Costa, 388, Gonzaga, Santos/SP.

Para manter nosso Projeto Menina-mãe, organizamos duas vezes por semestre a Noite da Pizza, um rodízio animado, saboroso, onde você, sua família e seus amigos podem vir participar e contribuir com o Projeto. Há sorteio de brindes, música e muita diversão!

Para adquirir nosso convites e saber das próximas datas da Noite da Pizza, é só ligar: (13) 3289-2626. Sua participação é de grande importância!


Entre em nossas redes sociais: Facebook