Dicas Gerais

Dicas Gerais


1-O lactente necessita tomar sol?

Sim, é necessário tomar sol todos os dias entre 8 e 10 hs da manhã ou após à16 hs, durante 10 a 15 minutos. É necessário o uso do protetor solar após os 6 meses de vida.

Lembrar que não deve ser através do vidro e sim diretamente. Uso do protetor solar número 30 aplicado a cada uma hora e meia é o suficiente…

 

2-O lactente necessita tomar mamadeira no período noturno?

Não. Este é um hábito totalmente errado. Deve-se desestimular o hábito das mamadas noturnas. Este hábito faz com que haja uma dificuldade de sono reparador tanto para o lactente como para a mãe, além de provocar cáries e eventualmente refluxo gastroesofágico.

 

3-O uso do andador é prejudicial?

Sim. Apesar de ser muito prático para quem está cuidando do lactente, o andador atrasa a marcha e ainda pior altera a forma de andar levando o lactente a andar na ponta dos pés.

 

 

4-O lactente necessita freqüentar cedo as escolinhas para sociabilização?

Não. Os lactentes não necessitam ir para escolinhas para brincar com 2 anos de idade.

Isto geralmente é uma necessidade dos pais que trabalham fora.

As crianças cujas mães não trabalham fora de casa podem levar estas crianças em pracinhas ou à praia para brincar com outras crianças que estão saudáveis… a introdução precoce na escola leva a aquisição de muitas viroses em um período de vida em que o lactente não está preparado imunologicamente…

 

5-Que idade seria o correto colocar a criança na escola?

Sabemos que o sistema imunológico destas crianças está semelhante ao do adulto após os 5 anos de vida. Essa é a melhor idade para a criança entrar na escola e não ter tantas infecções.

 

6-Em que idade deve-se levar os lactentes ao dentista?

Quando iniciar a erupção dos primeiros dentes, que é muito variável: desde 6 meses até uma ano.

 

 

7-Deve-se deixar o lactente dormir no horário que ele tem sono?

Não . O lactente deve ter desde cedo uma rotina do sono e de alimentação com horários predefinidos para que se crie uma rotina de vida saudável.

 

8-Lactente que mama no peito precisa tomar água?

Não. O leite materno tem quantidade suficiente de água para o lactente.

 

9-Como saber se o lactente está com frio ou com calor?

A sensibilidade tátil e térmica é muito importante. Sentir a temperatura corpórea, a coloração da pele do lactente e a transpiração ajuda para você saber se o lactente está com calor ou com frio naquele momento. Lembre-se que ao longo do dia há uma mudança de temperatura então a quantidade de roupas também deve mudar.

 

10-O uso do sling é saudável para o lactente?

Sim. Pode-se usar o sling com segurança desde que bem colocado. Para o lactente, é uma situação de conforto porque está muito próximo da mãe.


11-Alimentação no 2° semestre de vida

O ideal da alimentação no 2° semestre de vida é a manutenção do aleitamento materno e a introdução de frutas, verduras, legumes, carne, frango e por último peixe e clara de ovo. Apesar da preocupação de muitos pais a introdução de leite artificial não é a prioridade.

 

12-Alimentação do lactente à noite

 

No 1º mês de vida o RN encontra-se em fase de adaptação e portanto não existe uma rotina estabelecida para sono. Após o 1º mês existe uma variabilidade de situações: cada criança inicia seu próprio ritmo e deve-se orientar para alimentação diurna e minimizar a alimentação noturna. É importante a percepção de que a noite é feita para dormir e o dia para se alimentar.

 

13-Como lidar com a criança que quer seguir o horário dos pais para dormir e só consegue dormir às 2 horas da manhã

 

Cada vez mais hoje em dia se fala da necessidade da higiene do sono ou seja o ritual do sono que nada mais é do que respeitar uma rotina: de horário do sono, de alimentação antes de dormir, evitar brincadeiras agitadas noturnas, iluminação da casa, incentivar o hábito de cantar cantigas de ninar ou contar histórias, um objeto de transição, evitar ruídos exagerados no ambiente e inúmeros outros detalhes que interferem na qualidade do sono da criança e da família.

 

14-Leite matero é fraco?

Não, não existe leite materno fraco. Às vezes a criança necessita ser amamentada mais vezes porque o leite materno é mais digestível…

 

15-É necessário dar água para o lactente que está amamentando?

Não, no leite materno já existe a quantidade de água necessária para o lactente…

 

16-Em que idade o lactente começa a se virar no berço?

Não existe uma idade certa, portanto lactentes devem estar sempre supervisionados quando estiverem sobre a cama… Lembre-se que eles não vão avisar que vão começar a virar. O primeiro sinal pode ser o bebê no chão…

 

17-Quando a criança começa a recusar alimentos deve-se substituir por outros alimentos ou por mamadeira?

Não. A criança necessita de alimentação variada em leite, carne, ovos, peixe, verdura e legumes e frutas, além de cereais, arroz e feijão e macarrão  (tudo em quantidades adequadas).

 

18-De uma maneira geral , quando deve-se evitar de dar a vacina nos lactentes?

Em geral, evitamos de fazer vacinas quando as crianças estão com febre de origem viral ou bacteriana. Deve-se aguardar uma semana e depois vacinar.

 

19-O suco de laranja e de maracujá é muito ácido para o lactente?

Não. Estes sucos possuem uma quantidade ótima de vitamina C que é necessário para o crescimento do lactente.

 

20-Como se faz a higienização da região da fralda?

Com água corrente ou água morna e sabonete. Secar muito bem. Passar pomadas protetoras contra assadura ajuda a fazer uma camada que impede a ação da urina na pele sensível do lactente. Não é necessário uso de lenços umedecidos… eventualmente eles ajudam quando a mãe está fora de casa…


21-Quantas vezes o lactente deve ser trocado por dia?

Toda vez que a fralda estiver molhada. De uma maneira geral 3 vezes pela manhã, 3 vezes à tarde e 2 vezes à noite… Durante a noite não é necessário acordar o lactente para troca de fraldas, a não ser que ele esteja acordado e sujo…

 

22-O que fazer quando o lactente está com soluços?

O soluço é a contração do diafragma. Geralmente ocorre após as mamadas. Não há uma medida completamente eficaz.

As vezes pode ajudar quando se agasalha o lactente…

 

23-Com limpar o umbigo do recém nascido?

Use álcool 70 e gaze para limpeza do umbigo, 3 a 4 vezes ao dia é o suficiente…