Jovens aprendem os cuidados da gravidez na adolescência com o Projeto Menina-mãe

Quando se é mãe na adolescência, a descoberta da maternidade vem acompanhada com várias dúvidas e inseguranças. E para dar suporte às adolescentes que enfrentam este período cheio de surpresas, o Projeto Menina-mãe oferece oficinas práticas sobre os cuidados a serem tomados ao longo da gestação.

Semanalmente, das 8h às 18h, as jovens mães que participam das práticas aprendem os cuidados a serem tomados na gestação e após o nascimento do bebê. As atividades vão desde a troca de fraldas como até amamentar de forma correta. No projeto, há também oficinas de arte e cursos profissionalizantes, com o intuito de proporcionar uma opção de geração de renda.

Além das oficinas, no Projeto Menina-mãe a adolescente grávida também realiza acompanhamento com uma equipe multidisciplinar voluntária, recebendo atendimentos médicos, psicológicos e fisioterápicos – incluindo o pré-natal, que é requisito necessário para ingressar no projeto.

O Projeto Menina-mãe é um projeto social da Associação Paulista de Medicina – Santos, e tem como objetivo dar apoio à adolescente grávida, orientando sobre os riscos da gestação na adolescência nas questões, física, emocional e social. Para colaborar com o projeto, basta doar enxovais e material de higiene infantil, como fraldas descartáveis, lenços umedecidos, xampu, sabonetes, etc. O endereço para as doações fica na sede da Associação Paulista de Medicina – Santos, na Av. Ana Costa, 388, Gonzaga, Santos/SP.