Histórico

Considerando a gravidez na adolescência um grave problema de saúde pública, e social, os idealizadores do Projeto Menina-mãe optaram por enfrentar esse desafio a fim de minimizar essa grave situação, cientes da carência de trabalhos específicos dedicados a essa faixa etária.

Em 18 de outubro de 2005, toma posse como Presidente da Associação dos Médicos de Santos (AMS – Santos/SP), Dr. Arnaldo Duarte Lourenço, tendo como Diretor do Departamento de Assuntos Comunitários, Dr. Dirceu Calió Rolino e como Diretora Adjunta, Dra Lourdes Teixeira Henriques.

Esta nova Diretoria cria um Grupo Multidisciplinar, voltado para o voluntariado denominado “Centro Comunitário Outros Rumos”
    A partir daí, inicia um estudo para a criação de projetos assistenciais e de responsabilidade social.
    Muitas idéias foram discutidas com o objetivo de desenvolver um trabalho na área de responsabilidade social, como:
  – trabalhar com famílias moradoras de cortiço;
  – jovens próximos à maioridade residentes em abrigos;
  – com adolescentes grávidas.

Finalmente, optaram pelo trabalho com adolescentes grávidas, pois já existia algum conhecimento acumulado nesta área, devido à participação no grupo, da Dra. Vera Andrade (atual chefe da Casa das Gestantes de Santos/ SP), que havia desenvolvido trabalho semelhante no Hospital Silvério Fontes – Santos/SP.

Em 28 de setembro de 2007, numa sexta-feira, inicia o atendimento de gestantes adolescentes na AMS.

O projeto foi batizado como “PROJETO MENINA MÃE”, pela voluntária Dra Dora Ly Rolino, psicóloga e esposa do Dr. Dirceu.

Com eleição de uma nova diretoria da AMS, em 18 de outubro de 2008, assume como Presidente o Dr. João Sobreira de Moura Neto e como Diretora do Departamento de Assuntos Comunitários, a Dra Lourdes Teixeira Henriques, que recebe a responsabilidade de dar continuidade ao “PROJETO MENINA MÃE” .

Durante esse período, Dra Lourdes consegue apoio e parcerias com empresas, além da criação de um site para o Projeto Menina- mãe.

O Projeto desperta a atenção da mídia, e torna-se mais conhecido através de reportagens sobre esta iniciativa Santista, em rede nacional.

Em 2011, após nova eleição da Associação dos Médicos de Santos/SP, Dra Lourdes Teixeira Henriques, assume a Presidência da AMS – Santos/SP e a Dra Ana Beatriz Soares, se torna a Diretora do Departamento de Ações Comunitárias, responsabilizando-se a dar continuidade ao PROJETO.

11/08/2008