Dicas para um sono tranquilo durante a gravidez

A gravidez traz um monte de surpresas inesperadas, mas talvez uma das menos bem-vindas é uma interrupção no seu horário de sono. Estar grávida é desgastante, então por que você está deitada acordada contando carneirinhos em um momento em que você precisa dormir o máximo?

Muitas futuras mães têm dificuldade de pegar – e continuar – no sono durante a gravidez devido às mudanças hormonais e ao desconforto físico de carregar um bebê. Embora seja frustrante, especialistas dizem que a situação é corrigível, e já que a saúde do seu bebê depende da sua saúde, quanto mais você dormir durante a gravidez, melhor!

Durante os primeiros meses da sua gravidez, você pode perceber que você precisa urinar com mais frequência no meio da noite. Isso é normal, mas para evitar o número de idas ao banheiro, evite beber muitos líquidos à noite. Apenas certifique-se de beber bastante água durante o dia para compensar isso.

O estresse também pode manter as futuras mães acordadas, por isso, se você estiver preocupada com a sua nova gravidez, tente manter um diário ao lado de sua cama e anote suas preocupações antes de ir dormir. O ato de escrevê-las pode ajudar a aliviar o seu estresse o suficiente para você adormecer.

Muitas futuras mães acham que o seu sono melhora durante o segundo trimestre à medida que a necessidade de urinar diminui. Porém, o seu corpo que está mudando pode apresentar alguns problemas de sono.

À medida que seu bebê cresce, você achará que dormir de lado com os joelhos dobrados pode ser a posição mais confortável. Embora travesseiros posicionados estrategicamente podem ajudar a mantê-la nessa posição lateral, não se preocupe se você rolar e ficar de costas no meio da noite – é uma dessas partes da gravidez que você não pode controlar.

Durante o último trimestre da sua gravidez, a necessidade de urinar com frequência retorna – juntamente com azia, cãibras nas pernas e desconforto devido à sua barriga em expansão. Para ajudar a preparar o seu corpo para dormir, faça algo relaxante antes de ir para a cama, como tomar um banho quente por 15 minutos.

Se você encontrar uma rotina de dormir que funcione para você, certifique-se de mantê-la. Embora seja possível ter uma boa noite de sono enquanto está grávida, você descobrirá que não é tão fácil quando você tem um novo bebê na casa, por isso, estoque seu sono agora!

Fonte: Grávidas e Antenadas

18/05/2017