Como acabar com a tosse usando remédios naturais

Expulsão violenta de ar dos pulmões que permite limpar ou proteger as respiratórias. A tosse pode estar associada a infecções (por exemplo, gripe, bronquite, otite, amigdalite, sinusite, coqueluxe, pneumonia), alergias, rinorreia posterior irritantes ambientais, enfermidades, ansiedade, obstrução das vias respiratórias temperaturas extremas ou dentição. Ataques recorrentes de tosse durante a noite podem ser indicativos de asma. Considerando que a tosse é um sinal comum a diversas afecções, é importante descobrir qual é a causa subjacente para um tratamento adequado. Esse reflexo natural do organismo geralmente não deve ser suprimido por medicamentos farmacêuticos. A tosse pode ser seca ou produtiva, conforme ausência ou presença de expectoração. Caso a tosse seja acompanhada de temperatura elevada, como febre, precisa consultar um médico.

Dieta e suplementos
Incluir alho e cebola, caldos caseiros de legumes, gengibre fresco (por exemplo, gengibre ralado na sopa), papaia, mamão formosa, abacaxi, couve, couve-de-bruxelas e tomilho na dieta alimentar. Ingerir fluidos frequentemente incluindo água, infusões e sucos naturais de vegetais (por exemplo, cenoura, laranja, uva, limão, um pouco de suco com gengibre e mel). Evitar alimentos que favorecem a produção de muco ou que o tornam mais espesso, como açúcar refinado e derivados, laticínios, gorduras prejudiciais e trans, frituras, alimentos industrializados e farinhas refinadas. A tosse pode ter como causa uma sensibilidade alimentar. Se a tosse é o resultado de uma infecção, seguir uma dieta rica em vitaminas A, C e zinco e selênio. Em caso de infecção, o sistema imunológico pode ser reforçado com um suplemento alimentar da linha infantil ou júnior. Administrar a dose recomendada a cada 3 horas durante os 3 primeiros dias, e 3 vezes ao dia durante os 14 dias seguintes. Caso seja necessário tomar antibiótico, complementar o tratamento com probióticos. (Atenção, o antibiótico deverá ser receitado por um médico).

Fitoterapia
As infusões ou tinturas de tanchagem, malva, alteia ou verbasco podem contribuir para aliviar a tosse seca. A infusão de verbasco deve ser bem coada. Essas preparações também podem ser usadas para fazer gargarejos 2 vezes a dia, durante 1 a 2 minutos. Se a tosse seca vem acompanhada de cócegas na garganta, acrescentar cidreira ou tília aos preparados de plantas. As infusões ou tinturas de gengibre, semente de funcho, tomilho ou primavera aliviar a podem tosse com muco. Adoçar as infusões com mel, de preferência de origem orgânica. Uma infusão de casca de limão com sumo de limão e mel também aliviar a tosse e ajudar a combater uma infecção. Em caso de tosse noturna, cortar rodelas de cebola e colocar num prato, na mesa de cabeceira, de modo que faça efeito durante a noite. Tomar a dose recomendada a cada 2 horas ou ao dia, conforme a intensidade da afecção, durante 2 a 3 semanas. Preparar um xarope intercalando rodelas de cebola e mel dentro de um recipiente. Manter o recipiente fechado durante pelo menos 2 horas ou durante toda a noite (6-8 horas). Administrar uma colher de chá desse xarope 3-4 vezes ao dia. O xarope conserva-se de 2 a 3 dias na geladeira. No caso de expetoração seca ou pegajosa, ou de crianças menores, o xarope deve ser diluído num pouco de água de modo a evitar um possível engasgamento. Para evitar o cheiro da cebola, a criança pode apertar o nariz enquanto toma o xarope, o que também torna mais divertida a hora de tomar o remédio. Não esquecer as recomendações do planejamento alimentar em relação a mel e açúcar. (Atenção: crianças menores de 2 anos, consultar o médico para liberar o consumo do mel).

Aromaterapia
Óleos essenciais: alfazema, Eucalyptus smithii, manjerona, hortelã-verde ou tea tree. Usar em vaporização na casa, inalação (banhos de vapor facial ou aplicar uma gota de óleo essencial num lenço e colocar embaixo do travesseiro ao deitar) e massagens. Ao deitar, massagear a planta dos pés da criança com um óleo essencial diluído em óleo veicular (por exemplo, óleo de amêndoa doce) calçar meias e deixar o óleo agir durante a noite.

25/05/2017