Artesanato: a arte que desperta a criatividade, auto-estima e interação

As aulas de artesanato tem vários objetivos dentre do projeto menina-mãe, entre eles:

 

1-Geração de Renda:
Confeccionam objetos com materiais reciclados para que possam trabalhar em casa e obter ganho extra estando ao lado de seus filhos.

2-Lazer e Interação:
Com as outras jovens em situação semelhante havendo troca de experiências.

3-Desenvolvimento da Criatividade:
Nas aulas são ensinadas principalmente técnicas e as alunas tem liberdade de criar fazendo o que gostem dentro de um tema.

 

Uma das meninas-mães, quando entrevistada pelo Jornal ‘A Tribuna’, comentou sobre as aulas de artesanato do projeto: “aqui aprendi que de um simples pedaço de pano posso fazer uma obra de arte”.

 

 

E é isso que a artesã voluntária Rosana ensina durante as aulas. As próprias meninas vão criando, conversando, se descobrindo, elaborando novidades, e num clima descontraído e de amizade começam a produzir seus próprios materiais, que muitas vezes podem virar seu ‘ganha-pão’.

 

Mas não apenas isso! As duas professoras-artesãs também conversam com a futuras mamães e ouvem seus desabafos. Muitas chegam tímidas e quietas, e com o tempo estão mais soltas, falantes. São momentos que afloram os sentimentos e papo vai acontecendo: uma fala do bebê que não dormiu bem, outra comenta da dificuldade em amamentar, entre outras situações de aparência simples, mas que são levadas para as reuniões e apresentadas a equipe, para que haja uma solução!

Há a presença de uma psicóloga durante os trabalhos para ouvir e interagir, assim sendo feita uma laboraterapia.

Uma  das menina-mães também é a chamada ‘multiplicadora’, que tem a função de ensinar as outras colegas durante certa aula, junto às professoras.

 

Há sempre uma conversa (pesquisa) para se saber o que as meninas mais gostariam de aprender numa próxima aula. E o interesse no trabalho manual cresce cada vez mais, assim como criatividade das participantes.

As aulas são dinâmicas, diversas, e há também a presença de outros convidados artesãos para ministrar aulas diferentes: pathcolagem feltro, bijuteria, colares com papel de revistas, entre outros.

 

No período em que as mamães, que já tem seus bebês estão em aula, o grupo de cuidadoras voluntárias ficam na sala ao lado, com os bebês em seguida.

Alguns dos trabalhos já feitos em aula:

  • fuxico;
  • caixas pintadas em mosaico de E.V.A;
  • sachês;
  • vidros pintados e decorados com feltro;
  • enfeites de porta com flores chaveiros;
  • pulseiras;
  • coelhos de feltro;
  • bonequinhas de chita e malha;
  • patch colagem.