10 significados de nomes para ajudar você a escolher do seu bebê

alice

Alice: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
O nome Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, nome originado no germânico Adelheid, composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie”, “tipo”, “qualidade”.
Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que reflete atributos de excelência, cujas meninas com ele registradas podem ser afetivamente chamadas de “Licinha”.
O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.
São suas variantes Alicia e Alizia, em espanhol e em italiano.

Benjamin: Significa “filho do lado direito”, “filho da felicidade”, “o bem-amado”.
Tem origem no hebraico Ben-iamin, Bin-yamín, elementos que significam ben, “filho” e yamin, “mão direita”, de cuja junção resulta “filho do lado direito”, por extensão, “o bem-amado”.
Ainda hoje, mas especialmente em tempos remotos, o lado direito carrega um sentido positivo, ao contrário do lado esquerdo, negativo, de modo que estamos diante de um bonito nome predominantemente masculino.

Bruna: Significa “morena”, “bronzeada”, “marrom”; “da cor do fogo”.
O nome Bruna tem origem germânica ou nórdica. Surge a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom, moreno” e, possivelmente, do nórdico brun, que significa “da cor do fogo”.
Acredita-se que inicialmente este nome tenha sido usado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos. A variante Brunette, por exemplo, era frequentemente utilizada pelos ingleses para designar as meninas com cabelos ou olhos escuros.
Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino, popular no nosso país, e que chegou à língua portuguesa através do italiano Bruna.

Eduardo: Significa “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”.
Tem origem no nome germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead que significa “rico, próspero” e weard, ward que quer dizer “guarda, guardião”.
Assim, as pessoas com esse nome são pessoas que têm tendência para as artes, são pessoas com grandes qualidades, talentosas e que guardam, por isso, uma importante riqueza que é o seu talento.
É um nome predominantemente masculino, mas também utilizado por meninas na forma Eduarda e é especialmente encontrado nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola.

Joaquim: Significa “Jeová estabeleceu” ou “Deus estabeleceu”.
Joaquim é um nome de origem hebraica. Surge de Jehoiachim e seu significado, “Jeová estabeleceu” ou “Deus estabeleceu”, resulta da união dos elementos Yahweh, que significa “Jeová”, “Deus”, e quwm que quer dizer “estabelecer”.
Na Bíblia, este foi o nome de um dos reis de Judá, conhecido por ter sido levado pelo rei Nabucodonosor para o cativeiro na Babilônia.
Este nome é associado também ao pai da Virgem Maria. Segundo alguns teólogos, é mencionado em um Evangelho primitivo como Eli ou Heli, formas encurtadas da variante hebraica Eliaquim.

Laís: Significa “local com leões”; “a democrática”, “a popular”, “mulher que tem popularidade”.
O nome Laís vem do hebraico Laith ou Laish (que pode ser traduzido como “leoa”) e chegou ao português através do latim Laidis.
Laís é o nome antigo de Dan, uma cidade cananéia do norte da Palestina, nos tempos modernos chamada de Tell-el-Kadi.
A antiga cidade, que também era chamada de Lesem, foi destruída pelos danitas, que depois reconstruíram-na sob o nome de Dan.

Marco: Significa “relativo a Marte” ou “dedicado a Marte”.
O nome Marco vem do nome em latim Marcus, e tem o mesmo significado que Marcos e Márcio, que é “relativo a Marte”, ou “dedicado a Marte”, o deus romano da guerra.
“Guerreiro” ou “marcial” são outros dos significados possíveis para esse nome, por estar associado ao deus Marte.

Melissa: Significa “abelha”.
Melissa tem origem no grego Melissa. Derivado da palavra mélissa, chegou até a nós através do latim Melissa, que quer dizer literalmente “abelha”.
O nome nasceu na mitologia grega, através de uma ninfa que cuidou e amamentou Zeus quando criança.
De acordo com a lenda, Melissa foi levada ao sacrifício pelos seus pais aos deuses, e teve o seu corpo transformado em abelhas.

Vitor: Significa “vencedor”, “vitorioso” ou “conquistador”.
O nome Vitor tem origem no latim Victor, que significa literalmente “vitorioso”, sendo este a variante em português de Victor. Encontrado na Inglaterra por volta de 1200, a versão Victor é utilizada também na língua portuguesa.
Muito comum entre os primeiros cristãos, já deu nome a vários santos e ficou mais conhecido através do escritor francês Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre Dame” e “Os Miseráveis”.
Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente masculino, bastante comum não só no Brasil, como em Portugal, Espanha, França e diversos países de língua inglesa. Este nome também pode aparecer em formas compostas, como João Vitor ou Vitor Hugo.

15/03/2017